Medo

Dentre todas as emoções humanas, podemos encontrar o medo. O medo é o sentimento responsável pela sobrevivência humana, pois, através dele, nosso corpo “se prepara” para enfrentar as mais diversas situações, mas é por ele também que os, muitas das vezes, nos prendemos em nosso mundo e nos isolamos do resto da sociedade, até que tomemos coragem para procurar ajuda e, desta forma, supera-la.
O medo em geral pode causar aumento no rítimo cardíaco e sudorose. Mas a frente de um perigo eminente, ele causa também a dilatação das pupilas. Os pelos se eriçam e o sangue sai das áreas periféricas e da região abdominal para se acumular na região toraxia e nos músculos. Neste momento, nosso corpo se torna uma quase perfeita maquina pára fugir ou para lutar.
Esta emoção tão poderosa, que faz as pessoas mais corajosas recuarem perante o perigo, é o mesmo sentimento que causa o pânico, os traumas.
É possível observar o medo através da historia. Nos séculos XVII e XVIII era possível assistir o medo tomando o rosto da população europeia. O terror impunha seu pior estágio na vitimas da peste negra, a qual destruía, Reis, nobres, plebeus, escravos, ou seja, a peste não escolhia classe social, assim como o medo também não  escolhe. O únicos capazes de enfrentar as faces inertes das vitimas eram os “médicos”, estes usavam roupas negras, óculos vermelhos e mascaras com grandes espaços para afastar a doença. Também na história existem os terroristas, aos quais, o próprio nome diz, vêm com o intuito de provocar terror e, desta maneira, combater aqueles que não compartilham da mesma ideia.
Em suma, o medo surge como proteção, mas a medida de que não conseguimos controla-lo, ele torna-se um de nossos maiores, senão o maior, inimigo.


Escrito por Tiago
Post Malu

1 comentários:

Este comentário foi removido pelo autor.
 

Postar um comentário